Minha Cerimônia Laica
13 novembro 2015

Ritual da Areia, Cerimônia Laica

 
Representação simbólica: cada casal traz um pouco de si (sua areia) e derrama em um recipiente comum (formando o casal), criando uma junção que não poderá mais ser desfeita (já que esta mistura de areias não poderá ser separada). A união é assim consacrada, resultando, então, em um ser único ou inseparáveis, para o resto da vida.
O ritual da areia é, aparentemente, de origem havaiana, onde o casal, na praia, pegava um punhado de areia dos seus pés e despejavam em um vaso para significar a união.
Atualmente, nas cerimônias onde se realizam este ritual, cada casal tem seu recipiente com a sua areia que podem ser coloridas ou de alguma praia onde já estiveram juntos. O casal pode ao mesmo tempo virar suas areias em um único vaso ou cada um, um por vez, virar um pouco, aos poucos, para dar um efeito estético na mistura, já que será guardado como símbolo deste grande dia.
Em alguns casos, os casais preferem deixar um pouco de areia no seu recipiente próprio, demonstrando que eles não querem perder a sua individualidade, representando, desta forma, três entidades: o noivo, a noiva e o casal.
Além disso, pode-se convidar os pais dos noivos, cada um derramando suas areias, demonstrando a união das famílias. E ainda, se o casal já tiver filhos, estes podem igualmente participar desta união.
 

Os comentários estão fechados.